Serviço Educativo
“A arte é uma forma de crescimento para a liberdade, um caminho para a vida.”
Fayga Ostrower, artista plástica (1920-2001)
O Serviço Educativo do Museu Bienal de Cerveira tem por base a realidade do território, procurando combater as desigualdades na fruição e participação cultural, o isolamento e a discriminação social. Nas suas atividades de mediação cultural e desenvolvimento de públicos, a abrangência de participantes é elevada, envolvendo todos os segmentos escolares, com especial incidência no Alto Minho e em parceria com o Plano Nacional das Artes. Trabalha igualmente com o público sénior de centros de dia, lares e universidades sénior.
Agir na educação, sensibilização e dinamização da comunidade educativa e do público em geral, promover a formação nas várias vertentes da arte contemporânea, são alguns dos seus objetivos, que vão ao encontro da Visão e Missão da Fundação Bienal de Arte de Cerveira. Promovem-se, assim, os meios adequados ao desenvolvimento de uma sensibilidade cultural e estética, contribuindo para a compreensão da riqueza da diversidade cultural, reafirmando os valores privilegiados pela FBAC: Vanguarda, Memória, Liberdade, Igualdade, Comunidade, Sustentabilidade, Cooperação e Rigor no importante papel das artes na formação integral do indivíduo.
A FBAC pretende que a comunidade escolar tire partido da programação do Serviço Educativo e que a integre no seu plano educativo anual, usufruindo das nossas oficinas.
A equipa da Fundação Bienal de Arte de Cerveira aguarda a sua visita!
Atividades:
- Pequenos Artistas, Grandes Obras
- No Museu sou Livre
- Ateliers Livres – A Arte sou Eu
- Ateliers Livres
- Oficinas criativas AMAM – Rede de Apoio a Migrantes no Alto Minho
- Conferências, debates e conversas
- Ações de formação
- Visitas orientadas
Contacto: servico.educativo@bienaldecerveira.pt | +351 251794633