Skip to main content
Clean & Safe

Projetos do Serviço Educativo adaptam-se ao formato digital

 

AGITAR-TE

 

No seguimento da COVID-19 e por forma a contornar a impossibilidade de se aceder fisicamente aos estabelecimentos de ensino e/ou ao Museu Bienal de Cerveira, a FBAC adaptou os projetos do Serviço Educativo para o formato digital.

O “AGITAR-TE” é uma experiência piloto que a FBAC promove em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira e o Município de Vila Nova de Cerveira. A iniciativa convida crianças e professores do ensino pré-escolar a uma aproximação criativa e dinâmica com a arte e a cultura contemporânea, através de seminários e ações de capacitação dirigidos aos educadores e ateliers para os mais pequenos. A FBAC adaptou as oficinas de Dança, Teatro e Artes Plásticas, tendo sido cedidos aos educadores os conteúdos em formato vídeo.

Por sua vez, o projeto LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, que envolve os Municípios e Agrupamentos de Escolas de V. N. de Cerveira, Melgaço e Valença apresenta-se como uma manifestação de um dos objetivos da FBAC: construir espaços de aprendizagem, assumindo um papel significativo na sociedade através de ações educativas que mobilizem a comunidade. Os conteúdos estão a adaptados em oito websites e serão brevemente disponibilizados às instituições de ensino envolvidas.

De acrescentar que as atividades integram a candidatura “School 4All Vila Nova de Cerveira” aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte 2020, submetida pela Câmara Municipal de V. N. de Cerveira, ao eixo prioritário 8: Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, financiado em 85% pelo Fundo Social Europeu, sendo que o restante valor é assumido pelos municípios envolvidos. No total, estes projetos abrangem mais de 2000 alunos.