Organizada pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), a XII edição do Certame de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernández decorreu no passado domingo, dia 18 de agosto. O evento realizou-se simultaneamente nas vilas transfronteiriças de Tomiño e Vila Nova de Cerveira e contou com a participação de mais de 55 artistas que retrataram, in situ, as diferentes paisagens do Rio Minho e do seu percurso por estas localidades.
Na categoria de adultos, José Luís García Miranda ganhou o primeiro prémio do concurso, sendo que o segundo lugar foi atribuído a María Arraúz de Robles e o terceiro a Juan Arévalo Gutiérrez. Os três segundos prémios foram atribuídos a Isabel Seidel, María de la Viña Ferrer e Noemí Comesaña.
Na categoria juvenil, a vencedora foi Paula Arruza Murelaga e na categoria infantil Hannah Carvajal Seidel.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Rui Teixeira, o Certame de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernandez “é mais uma prova do sucesso da cooperação transfronteiriça da Eurocidade Cerveira-Tomiño e das sinergias que se criam quando as instituições trabalham em conjunto. Importa, por isso, continuar a valorizar e aprofundar esta relação de articulação também na área das artes e da cultura”.
De referir que o júri de Premiação foi composto por: Mafalda Santos, da equipa cutorial e de programação da FBAC, Ana María Pintora, artista portuguesa, e Pilar Alonso e Suso Cubeiro.
O Certame de Pintura ao ar livre Antonio Fernández está inserido no programa de atividades desenvolvido pela Eurocidade Cerveira-Tomiño.