
A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai apresentar, no Espaço Mira (Porto), a exposição “A-SALTO – os rostos da paisagem”, a primeira do ciclo a-SALTO, integrado no projeto “Territórios sem Fronteira”, que decorre entre 2025 e 2026 e culmina na XXIV Bienal Internacional de Arte de Cerveira (BIAC). A inauguração está agendada para o dia 11 de outubro (sábado), pelas 16h00.
Com curadoria de Mafalda Santos e Manuel Santos Maia, a mostra reúne 13 obras da coleção do Museu Bienal de Cerveira, de 15 artistas de diferentes gerações, que oferecem uma perspetiva renovada sobre o acervo no presente. A exposição coloca em diálogo múltiplos olhares sobre a paisagem, entendida enquanto espaço físico, simbólico e político.
Estarão representados artistas como Ângelo de Sousa, Sobral Centeno, António Dacosta e Ana Vidigal, que abrem caminhos para uma leitura da paisagem para além das convenções e definições expectáveis. As obras de Diogo Nogueira, Nuno Nunes-Ferreira, Luís Ribeiro, Isaque Pinheiro, Jeremy Pajeanc e Kostyantyn Stepanskyy revelam a profunda ligação entre o ser humano e o mundo natural. Já os trabalhos em vídeo de Alexandre Delmar e dos coletivos Costanza Givone e Sofia Arriscado e coletivo Celata & Praun questionam a perceção e a relação com o tempo, evidenciando-o como fluxo e experiência em constante transformação.
Evocando a condição transfronteiriça de Vila Nova de Cerveira, o projeto a-SALTO inspira-se na memória de “passar a salto” para repensar fronteiras e relações culturais. Através de novas curadorias sobre a coleção do Museu Bienal de Cerveira, propõem-se leituras alternativas das narrativas instituídas e promove-se a itinerância do acervo, reforçando o diálogo entre memória, território e criação contemporânea.
“A-SALTO – os rostos da paisagem” resulta de uma parceria institucional entre a FBAC e o Espaço Mira (Porto), reforçando a estratégia de circulação e descentralização cultural da Fundação Bienal de Arte de Cerveira. O projeto irá ainda prever um ciclo de conversas com os curadores e alguns dos artistas representados: Alexandre Delmar, Luís Ribeiro, Sobral Centeno e Isaque Pinheiro.
De referir que a iniciativa integra a candidatura “Territórios sem Fronteira”, distinguida em primeiro lugar a nível nacional no Apoio Sustentado – Artes Visuais 2025-2026, atribuído pela Direção-Geral das Artes.
Exposição “A-SALTO – os rostos da paisagem”
Datas: 11 de outubro a 22 de novembro de 2025
Local: Espaço Mira (Porto)
Curadoria: Mafalda Santos e Manuel Santos Maia
Horário: quarta-feira a sábado, 15h00–19h00
Conversas com curadores e artistas:
14 de outubro, 15h00: conversa com os curadores
15 de outubro, 10h00: conversa com os curadores e os artistas Sobral Centeno
e Diogo Nogueira
16 de outubro, 11h00: conversa com os curadores e o artista Luís Ribeiro
24 de outubro, 15hh00: conversa com os curadores e o artista Isaque Pinheiro
Artistas representados: Alexandre Delmar, Ana Vidigal, António Dacosta, Ângelo de Sousa, Celata & Praun (coletivo), Costanza Givone e Sofia Arriscado, Diogo Nogueira, Isaque Pinheiro, Jeremy Pajeanc e Kostyantyn Stepanskyy, Luís Ribeiro, Nuno Nunes-Ferreira, Sobral Centeno.