
A Fundação Bienal de Arte de Cerveira, F.P. (FBAC) inaugura no dia 28 de junho (sábado), pelas 16h00, a exposição “Próxima Estação”, no Convento de San Payo, em Vila Nova de Cerveira. Patente até 14 de setembro de 2025, a mostra reúne mais de 40 obras de 30 jovens artistas, finalistas de cursos de licenciatura e mestrado de instituições de ensino superior artístico, selecionados através de open call.
Promovida em colaboração com a Fundação Escultor José Rodrigues, a mostra “Próxima Estação” visa afirmar e valorizar criadores emergentes, oferecendo-lhes uma plataforma de visibilidade e inserção profissional no contexto das artes contemporâneas. A curadoria está a cargo de Mafalda Santos, Diretora Artística da FBAC, e de Ágata Rodrigues, coordenadora-geral da Fundação Escultor José Rodrigues, responsáveis pela seleção das candidaturas.
Nesta primeira edição do projeto, foram recebidas 48 propostas e um total de 61 obras, tendo sido selecionados cerca de 40 trabalhos de 30 artistas provenientes de cinco países — Portugal, Brasil, Ucrânia, Espanha e Rússia — e de dez instituições de ensino superior: Escola Superior de Artes e Design – Politécnico de Leiria (ESAD.CR), Escola Superior Artística do Porto (ESAP), Escola Superior de Educação – Politécnico do Porto (ESE.PP), Escola Superior de Media Artes e Design – Politécnico do Porto (ESMAD), Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – Politécnico do Porto (ESMAE), Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Universidade do Minho (UMinho).
“Esta iniciativa destaca-se pela participação de 30 jovens artistas cuidadosamente selecionados entre 48 candidaturas, refletindo a qualidade e o talento emergente que a FBAC pretende promover. Reforçamos o compromisso de apoiar estes criadores nesta fase crucial da sua carreira, facilitando o diálogo entre artistas, instituições de ensino e públicos, e proporcionando-lhes as condições necessárias para que possam desenvolver e partilhar o seu trabalho com maior visibilidade,” sublinha Rui Teixeira, Presidente do Conselho Diretivo da FBAC.
Nas palavras da Diretora Artística da FBAC, Mafalda Santos: “A seleção reúne uma ampla diversidade de propostas — das artes visuais às intervenções site-specific e performativas — refletindo a natureza transdisciplinar da mostra. O projeto propõe uma reflexão crítica em torno das fronteiras geográficas, sociais, mentais e tecnológicas, enquanto a metáfora ferroviária evocada no título simboliza o duplo movimento que define este momento: o fim de um percurso académico e o início de uma trajetória artística.”
De referir que a exposição integra a candidatura “Territórios sem fronteira”, aprovada no âmbito do Apoio Sustentado – Artes Visuais 2025-2026, tendo sido selecionada em primeiro lugar a nível nacional. Conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Recorde-se que a FBAC integra a RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, a rota “Arte e Arquitetura Contemporânea a Norte”, e que o Museu Bienal de Cerveira foi distinguido com o Prémio APOM de Melhor Museu do Ano (2019).
Exposição “Próxima Estação”
28 de junho a 14 de setembro
Local: Convento de S. Payo
Horário: sábados e domingos: 14h00 às 18h00
Artistas: Afonso Branco, Alexandra Camacho, Alicia Baptista, Aléxia Delorme, Amadeu, Ballet Betão, Carolina R., Daniela Diogo, Davide E. Fernandes, Eduarda Dias, Gonçalo Ribeiro, Guilherme Monteiro, Hanna Chornodid, José Cunha, José Sopa Laranjeira, João Pereira, Juncal Alma, Lara Domingos, Lariisa Antunes, Margarida Pomar, Maria Camacho, Mariana Marques Cerqueira, Matilde Senra, Rafael Pereira, Rodolfo Lopes, Sara Mota, Sofia Flores, Sofia Rustemovna Mingaleeva, Tomás Toste
Apoio: República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Local: Convento de S. Payo
Horário: sábados e domingos: 14h00 às 18h00