
Já foram divulgadas, pela Direção-Geral das Artes, as 15 candidaturas da área artística das Artes Visuais que serão apoiadas, na modalidade Bienal do Programa de Apoio Sustentado. Num total de 30 candidaturas admitidas, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), surge pela primeira vez em 1.º lugar a nível nacional com a proposta “Territórios sem Fronteira”.
A Direção-Geral da Artes comunicou, a 23 de dezembro, o projeto de decisão que abrange cinco candidaturas no domínio da Criação, uma no domínio da Edição e nove no domínio da Programação, nas áreas das Artes Plásticas (13), da Fotografia (1) e dos Novos Media (1). As 15 candidaturas encontram-se distribuídas pelas regiões do Alentejo (1), Algarve (1), Centro (1), Grande Lisboa (5), Norte (5), Oeste e Vale do Tejo (1) e Península de Setúbal (1).
A FBAC irá obter um apoio de 240 mil euros para o biénio 2025-2026, num programa que tem por base a reflexão em torno do conceito de fronteira, na sua dimensão geográfica, social, mental e política, no contexto do presente e nos processos de criação artística. O projeto envolve ações de criação, programação, formação e mediação artísticas que culminará na realização da XXIV Bienal Internacional de Arte de Cerveira, em 2026.
Nas palavras do Presidente da FBAC, Rui Teixeira: “É a primeira vez que uma candidatura da FBAC é avaliada pela Comissão de Apreciação em primeiro lugar, o que comprova o reconhecimento da qualidade artística e relevância cultural à escala nacional e internacional do nosso programa”.
Destaca-se que este concurso abrange, pela primeira vez, o domínio da Programação. Este investimento vem reforçar a consolidação da atividade artística profissional na área das Artes Visuais, a par das iniciativas que a DGARTES tem vindo a implementar, nomeadamente, através da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
“De referir que esta é já a segunda vez que a FBAC conquista um apoio sustentado a dois anos, tendo o primeiro sido obtido no biénio 2023-2024, o que reflete um percurso marcado pela consistência e pela qualidade”, acrescentou Rui Teixeira.
Neste novo ciclo de apoio bienal (2025/2026) da DGARTES, destaca-se o aumento da dotação financeira nesta área, com mais 2 040.000,00 € (dois milhões e quarenta mil euros), que corresponde a um aumento de 131% em relação ao ciclo anterior. O montante financeiro global disponível é de 3.600.000,00 € (três milhões e seiscentos mil euros) para os dois anos.