Skip to main content
Clean & Safe

Comédias do Minho promovem “Férias Mutantes” • 11 a 14 de abril • Inscrições abertas!

 

 

As Férias Mutantes estão de regresso esta Páscoa, com oficinas artísticas a decorrer nos 10 municípios do Alto Minho. As sessões estão agendadas de 11 a 14 de abril e serão orientadas por artistas-educadores nas áreas da Dança, Teatro e Música. O Fórum Cultural de Cerveira acolherá a oficina de Teatro, com Carlos Malvarez.
Promovida pelas Comédias do Minho a iniciativa integra a candidatura “Cultura para Todos” do NORTE2020.

FÉRIAS MUTANTES | OFICINAS SAZONAIS
As Férias Mutantes constituem momentos de trabalho coletivo imersivo, através das práticas artísticas, que permitem o cruzamento de experiências e conhecimentos variados e um forte envolvimento dos participantes. Exploramos o “eu”, o “outro”, o “nós” e percebemos a identidade como um processo em permanente construção.
Cada grupo é orientado por um artista educador.
Cada oficina acontece ao longo de 4 dias (de segunda a quinta), com a duração diária de 5 horas.

SINOPSE
Estamos em permanente mudança, mesmo que invisível aos olhos. Desde que nascemos, estamos em construção. Somos mutantes. Cada pessoa é única. Cada uma tem uma história só sua. Ninguém tem uma história igual, e todas importam. Que aborrecido seria o mundo se todas as histórias fossem iguais.
Somos feitos de muitos ingredientes. Alguns fazem parte de nós antes mesmo de nascermos. Não pudemos decidir sobre esses ingredientes originais, mas depende de nós o que fazemos com eles, bem como a escolha de outros.
Através de diferentes linguagens artísticas, exploramos o “eu”, o “outro” e o “nós” e percebemos que todos, em algum momento, nos sentimos sozinhos no que pensamos e sentimos. Mas “a solidão a dividir por todos dá menos a cada um”…
Aqui, não queremos ter medo de errar porque errar é uma forma de aprender. Houve até um filósofo que disse: “Se as pessoas não fizessem por vezes coisas disparatadas, nada de inteligente alguma vez se faria”.

PROJETO MUTANTES
O projeto Mutantes está inserido no âmbito da iniciativa Cultura para Todos, promovida pelo NORTE2020, e assenta na lógica da inclusão de múltiplas vozes e do empoderamento pela arte. Destina-se especialmente a adolescentes, dos 12 aos 18 anos, mas propõe uma abordagem sistémica, estendendo-se assim a professores, mediadores e outros interessados em arte e educação.
As ações do projeto vão decorrer nos 10 municípios do Alto Minho e dividem-se em 3 ciclos de oficinas: Férias Mutantes (Oficinas Sazonais a decorrer no período das férias escolares), Mutantes (Oficinas anuais que acompanharão todo o ano letivo 2021/22) e Rota Mutante, (Oficinas de capacitação destinadas especialmente a profissionais que estão em contacto direto com os jovens: professores, mediadores e outros interessados).
O projeto contempla ainda um encontro final, teórico-prático, uma publicação e documentos videográficos que refletem o processo desenvolvido ao longo dos dois anos.

 

Mais informações e inscrições