A EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe acaba de anunciar os festivais que receberam o selo EFFE 2015-2016 e a Bienal de Cerveira, que cumpre 37 anos de existência (18 julho a 19 setembro), é um dos 65 festivais portugueses apurados.
Resultante de um processo de avaliação de peritos nacionais e internacionais, a primeira geração dos beneficiários do selo EFFE reúne 761 festivais de 31 países. A EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe, é uma iniciativa da European Festivals Association cujo objetivo assenta na promoção de festivais europeus comprometidos com as artes, as suas comunidades e os valores europeus. Segundo comunicado da organização, sediada em Bruxelas, “acima de tudo a EFFE reconhece a imensa excelência destes festivais no seu trabalho local diário em toda a Europa”.
O convite foi lançado em 2014 e centenas de festivais apresentaram pedidos para demonstrar a sua dedicação a três critérios: o compromisso artístico, o envolvimento da comunidade e perspetiva internacional e global do festival. “Estamos felizes em poder dizer que os selos EFFE 2015-2016 compõem a primeira geração de beneficiários que se destacam pela qualidade artística e têm um impacto significativo a nível local, nacional e internacional. Os detentores do selo representam 31 países europeus e oferecem uma ampla gama de géneros e atividades para as suas audiências”, disse o presidente do júri internacional EFFE Vincent Baudriller, Diretor de Lausanne Theatre Vidy e ex-diretor do Festival d ‘Avignon”.
O guia online para festivais da Europa 2015-2016 estará disponível no início do verão no portal http://www.effe.eu/.