Skip to main content

Bienal de Cerveira recebe visita do Presidente da República no domingo, 23 de agosto

Presidente da República Portuguesa, António José Seguro
Créditos fotográficos: Ana Rocha Nené

Iniciativa assume-se como o evento mais antigo de arte contemporânea do país e está de “portas abertas” até 30 de dezembro

O Presidente da República, António José Seguro, vai marcar presença na XXIV Bienal Internacional de Arte de Cerveira (BIAC) este domingo (23 de agosto), a partir das 11h00. O momento vai contar com uma visita guiada pelas exposições do Museu, acompanhada pelo presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e pela diretora artística da BIAC, Mafalda Santos.

Composta por três exposições centrais, a programação da Bienal integra também várias atividades que acontecem até 30 de dezembro. Este fim de semana fica marcado pela realização do ciclo de performances “Transbordo – Santiago de Compostela”, que vai ocupar o espaço público da vila. As intervenções performativas arrancam hoje (21 de agosto), às 17h00, com o percurso coreográfico e sonoro “Ruar”, do coletivo VACAburra. Amanhã, a programação integra uma “performance cerâmica” de Ana Gesto, um espetáculo de dança contemporânea e música barroca e também o projeto participativo “Palco Placa” de Clo Plas. O ciclo culmina no domingo com “Treboar”, uma performance de Xoán-Xil López inspirada em rituais tradicionais que reforça o intercâmbio cultural e transfronteiriço entre a Galiza e Portugal.

Recorde-se que esta edição da Bienal presta homenagem a Silvestre Pestana – figura incontornável da arte contemporânea nacional – através da exposição “Luso Lunar”. Também em destaque está a mostra coletiva “¿De qué casa eres?”, que reúne 46 artistas de diferentes geografias e que, além de partir da obra homónima de Ana Pérez-Quiroga, integra peças de nomes como Vhils, Alisa Heil, André Sousa, Carlos Noronha Feio, Yonamine ou João Penalva. Até ao final do mês de dezembro, os visitantes da BIAC estão ainda convidados a conhecer a exposição das obras selecionadas do XXIV Concurso Internacional, que este ano tem como mote “Territórios Sem Fronteira”.