Skip to main content

Artista Triñanes Buceta vence o XI Certame de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernandez

 

 

Organizada pela Eurocidade Cerveira-Tomiño, com a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, a XI edição do Certame de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernández decorreu no passado domingo, dia 20 de agosto. O certame realizou-se simultaneamente nas vilas transfronteiriças de Tomiño e Vila Nova de Cerveira e contou com a participação de mais de 50 artistas que retrataram, in situ, as diferentes paisagens do Rio Minho e do seu percurso por estas localidades.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Rui Teixeira, o Certame de Pintura ao Ar Livre Antonio Fernandez “é mais uma prova do sucesso da cooperação transfronteiriça da Eurocidade Cerveira-Tomiño e das sinergias que se criam quando as instituições trabalham em conjunto. Importa, por isso, continuar a valorizar e aprofundar esta relação de articulação também na área das artes e da cultura”.

Na categoria de adultos, Juan Carlos Triñares Buceta venceu o primeiro prémio do certame, no valor de 1.500 euros, patrocinado pelo Município de Tomiño. O segundo prémio foi arrecadado por José García Miranda e o terceiro por Rocío Romero García, ambos no valor de 500 euros e patrocinados pela Comunidade de Montes de Goián e pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

Por sua vez, na categoria jovem, dos 12 aos 17 anos, Uxía Soto Costas conquistou o primeiro prémio, sendo que na modalidade infantil (até aos 11 anos) o vencedor foi Xuan Antonio González Prol. Para além do certificado de participação, nestas categorias foram oferecidos kits de material de desenho e pintura, para que os jovens continuem a perseguir a sua paixão pela arte.

O Júri foi composto por artistas das duas margens do Rio Minho. Do lado português, o certame contou com a presença das pintoras Mafalda Santos e Ana Maria Pintora e, do lado galego, com as artistas plásticas Conchi García Rodríguez e Gemma Marqués.

De referir que as obras realizadas no certame se encontram expostas no Centro Goianés até ao próximo dia 3 de setembro. O Certame de Pintura ao ar livre Antonio Fernández está inserido no programa de atividades desenvolvido pela Eurocidade Cerveira-Tomiño.