
No próximo sábado, 7 de junho, pelas 16h00, realiza-se no Museu Bienal de Cerveira a apresentação pública do projeto “DESAGUAR”, coordenado pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira, em parceria com o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel, Açores) e as Galerias Municipais de Loulé (Algarve).
DESAGUAR é um projeto de criação, mediação e circulação artísticas que liga três territórios nas margens do país: Vila Nova de Cerveira, Loulé e a ilha de São Miguel. A iniciativa propõe uma reflexão sobre os ciclos da água e os desafios da descentralização cultural, colocando artistas e comunidades em diálogo com os seus contextos naturais, sociais e simbólicos.
Com direção artística de Mafalda Santos e curadoria de João Serrão, Mirian Tavares (Loulé) e Jesse James (São Miguel), o projeto decorre até maio de 2026, incluindo residências artísticas, oficinas comunitárias, encontros públicos, uma exposição em cada território e uma publicação final.
Participam como artistas em residência: Ana Maria Pintora, Bertílio Martins, João Amado, Margarida Andrade, Milita Doré e Patrícia José Machado Oliveira.
O projeto é apoiado pelo Programa de Apoio a Projetos da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (2023).
De referir que a apresentação integra o próximo “Dia Aberto no Museu”, que para além de entrada livre nas exposições, conta com o seguinte programa:
15h00 – Inauguração da exposição “Interseções Criativas: encontros, colaborações e expansões” nas salas dedicadas aos artistas fundadores da FBAC: Jaime Isidoro, José Rodrigues e Henrique Silva, com visita às exposições patentes no Museu Bienal de Cerveira
Curadoria de Ágata Rodrigues, Daniel Isidoro e Henrique Silva
16h00 – Apresentação pública do projeto “DESAGUAR” e open studios