Skip to main content
Clean & Safe

FBAC acolhe apresentação de ferramentas de apoio ao turismo transfronteiriço Eurocidade Cerveira-Tomiño • 3 de março

FBAC acolhe apresentação de ferramentas de apoio ao turismo transfronteiriço Eurocidade Cerveira-Tomiño | 3 de março
FBAC acolhe apresentação de ferramentas de apoio ao turismo transfronteiriço Eurocidade Cerveira-Tomiño | 3 de março

Procurando promover um maior conhecimento sobre o turismo local e dinamizar o potencial económico da Eurocidade, os concelhos vizinhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño organizam, na próxima terça-feira, 3 de março, uma ação de apresentação de duas ferramentas de apoio ao turismo transfronteiriço, nomeadamente um guia do setor e uma APP de turismo acessível.

Com esta iniciativa, Vila Nova de Cerveira e Tomiño sintetizam meses de trabalho conjunto para melhorar a divulgação e promoção da competitividade do sector turístico, através da compilação dos principais recursos naturais, culturais e patrimoniais de ambos os municípios. Técnicos municipais de turismo, desenvolvimento local e cooperação transfronteiriça, representantes empresariais locais, associações cívicas, comerciais e culturais, e representantes da Eurocidade participaram, desde os finais de 2018, em reuniões de trabalho e nas jornadas de turismo para avançar com um diagnóstico comum das potencialidades e necessidades do turismo no território.

Simultaneamente à apresentação desta publicação, este encontro também vai dar a conhecer uma APP para o turismo acessível, proposta vencedora do OPT 2018 dapresentada pela Escola Superior Gallaecia, a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) e a Asociación de Persoas con Discapacidade Vontade, e que pretende cartografar a acessibilidade dos recursos turísticos da Eurocidade para facilitar as visitas de pessoas com mobilidade condicionada, assim como as atuações inclusivas da sociedade e instituições.

De sublinhar que estas ações integram a Agenda Estratégica de Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño, cofinanciada em 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP, através de fundos FEDER da União Europeia.

Para facilitar a organização desta ação turística trasnfromnteiriça, os interessados devem inscrever-se previamente através do seguinte formulário.

 

Programa
Apresentação de Guia do setor e de APP para turismo acessível – 3 de março de 2020
Aula Museu Antonio Fernández (Goián)

09h30 Visita guiada ao Museu
Transporte de autocarro até ao Museu Bienal de Cerveira
Museu Bienal de Cerveira

10h30 Coffee-Break

11h00 Apresentação da Marca Rio Minho com María Vence – Comunicação projeto Visit Rio Minho

11h15 Apresentação da APP Turismo Acessível. Projeto vencedor do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) 2018, proposto pela ES Gallaecia, ACAPO e Asociación Vontade

12h45 O transfronteiriço como valor turístico
– Goretti Silva, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
– Valerià Paül, Diretor Fundación CEER (Centro de Estudos Euro Rexionais)

13h30 Apresentação do Guia para o setor turístico da Eurocidade Cerveira-Tomiño

13h45 Encerramento
– Sandra González, Alcaldesa de Tomiño
– Fernando Nogueira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira
Transporte de autocarro até Goián

 

Texto: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira

X