Identidade Visual
A identidade visual da XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, estruturada sob o tema “Diversidade-Investigação. O Complexo Espaço da Comunicação pela Arte” é composta por elementos gráficos, tipográficos e cromáticos que se estruturam alternadamente numa miríade de narrativas visuais que evidenciam a multiplicidade e complexidade dos contextos artísticos contemporâneos. Uma intervenção gráfica baseada na articulação dos elementos verbais com a icónica imagem do olho, que se fragmenta e se abstratiza em formas geométricas coloridas que se constituem como elementos compositivos autónomos.
Esta abordagem permite a construção de uma identidade gráfica variável e singular com componentes fluídos e mutáveis e induz novas relações gráficas/ visuais/ conceptuais que criam novos “ecossistemas comunicativos” e desafiam o observador a estabelecer ligações singulares com o evento. Esta identidade visual inscreve-se numa ambivalência entre a leitura e a interpretação semântica do texto, como alusão direta à diversidade de ideias e pluralidade de reflexões artísticas patentes nesta bienal.
design e direção gráfica
margarida azevedo + joão lemos
designers associados