A CIM Alto Minho está a dinamizar o projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, que visa a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.
Neste âmbito, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira irá acolher, no dia 11 de maio, entre as 11h00 e as 18h00, um Workshop de Sensibilização e Ações de Benchmarking, com o objetivo de contribuir para a promoção de dinâmicas de atuação que impulsionem uma cultura mais acessível e inclusiva, com a participação e a integração de diferentes públicos.
Será uma oportunidade para conhecer conceitos chave no que respeita à diversidade funcional, identificar as implicações da deficiência na funcionalidade da pessoa e diagnosticar e reconhecer barreiras no acesso à cultura, contando com a presença da Prof. Dra. Célia Sousa, Coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria, que desenvolve um trabalho de reconhecido valor no âmbito da inclusão social de cidadãos com necessidades específicas com recurso à acessibilidade digital.
Nesta sessão estará também presente Marta Nogueira docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.