“É para nós um orgulho ser um pequeno espelho daquilo que foi a emblemática XVIII Bienal de Cerveira”, referiu o Vice-reitor do Campus de Pontevedra da Universidade de Vigo, Juan Manuel Corbacho, aquando a inauguração da mostra “XVIII Bienal de Cerveira: uma seleção” que decorreu, na Faculdade de Belas Artes daquele Concelho, a 26 novembro 2015. Até 12 fevereiro de 2016, a Sala X apresenta 12 artistas que estiveram representados na bienal de arte mais antiga do país.
Numa sala onde predominavam jovens estudantes e Professores universitários, Henrique Silva, Vice-Presidente da Fundação Bienal de Cerveira (FBC), lançou o desafio: “a FBC pretende ser um pólo dinamizador entre universidades portuguesas e espanholas, em especial da Galiza”. Sobre esta exposição, que reúne 6 artistas espanhóis e 6 portugueses, disse ser o reflexo de “um confronto de linguagens plásticas entre artistas Portugueses e Espanhóis, bem como as diversas opções estéticas que dominaram este evento”.
A inauguração contou, ainda, com a presença da Vereadora da Cultura de Vila Nova de Cerveira, Aurora Viães; da Concejala da Cultura de Pontevedra, Anxos Riveiro; do Vice-Cônsul de Portugal em Vigo, Manuel Correia da Silva; a Decana de la Facultad de Bellas Artes, Silvia García.
“Olhar o passado para construir o futuro” foi o tema da XVIII Bienal de Cerveira, que decorreu de 18 junho a 19 setembro de 2015, em Vila Nova de Cerveira, para apresentar 400 artistas de 33 países, cerca de 500 obras de arte. Pretendeu-se, com a organização da bienal de arte mais antiga do país, identificar os saberes e tradições da região, para apresentar soluções de identificação contemporânea, conducentes a uma aposta no diálogo dos artistas criadores com a história e conhecimento dos meios onde se inscrevem geograficamente.
Artistas representados: Ana Soler (ES), Alberto Vieira (PT), Alfonso Vicente Rey (ES), Álvaro Queirós (PT), Diego Benéitez (ES), Isabel Padrão (PT), Joana Rego (PT), Kako Castro-Muñiz (ES), Laura Alvarez Conde (ES), Lara Pintos (ES), Paula Branco Pereira (PT), Salomé Nascimento (PT).
Local: Sala X – Sala de Exposicións do Campus de Pontevedra, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo
Rúa Maestranza, 2
26 novembro 2015 a 12 fevereiro 2016
Horário (hora local): segunda a sexta-feira 12h00-14 h00 | 19h00-21h00 (encerra de 19 de dezembro a 7 janeiro)