A Fundação Bienal de Arte de Cerveira participa, de 16 a 18 de maio, na VIII Mostra de Arte Infanto-Juvenil, com o atelier de trabalho criativo “As cores da tua mão”. A iniciativa coincide com a quinta edição dos Museus Fora de Portas (Comemorações do Dia internacional dos Museus) e por isso o Aquamuseu do Rio Minho, o Museu Bienal de Cerveira e o Convento de S. Payo põem em destaque a sua componente educativa, com três ateliers permanentes na Educarte. J
Cerca de 120 obras da autoria de crianças e jovens de 9 estabelecimentos de ensino de Vila Nova de Cerveira e dois do concelho vizinho de Caminha vão estar expostas, ao longo de três dias, no Cineteatro de Cerveira. E mais do que uma exposição, o Educarte – Mostra de Arte Infantojuvenil oferece um vasto programa de performances interativas com o público, a abranger áreas tão diversificadas como música, dança, teatro, atividade física e artes plásticas.
O Aquamuseu propõe uma atividade e torno dos três R’s : Reduzir, Reutilizar e Reciclar; por sua vez, o atelier do Convento de San Payo proporciona uma recriação do Forte de Lovelhe, recorrendo a materiais e técnicas de colagem do Escultor José Rodrigues; e a celebrar os 40 Anos da Bienal a Fundação Bienal de Arte de Cerveira sugere um atelier de homenagem à “Mão” do artista.
Organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em parceria com os estabelecimentos de ensino do concelho, do pré-escolar ao ensino superior (Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, Colégio de Campos, Creche de Campos, ETAP, Escola Superior Gallaecia, Santa Casa da Misericórdia, Jardim-de-Infância de Caminha e de Moledo), a já designada ‘bienal dos pequeninos’ prevê a visita de cerca de 1500 alunos e de largas centenas de pessoas. De entrada livre, as portas encontram-se abertas entre esta quarta e sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.
(Com o Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira)