Skip to main content

Bienal de Cerveira promove debate sobre os seus 40 anos

No âmbito das comemorações dos 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai realizar no dia 04 de novembro (sábado) um debate sobre o seu percurso, reunindo críticos, artistas, instituições e comunidade.

Partindo de uma reflexão sobre as caraterísticas que marcaram e definiram a bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica, o “Debate: Antevisão dos 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira” pretende refletir sobre a sua projeção no futuro.

Segundo o Presidente da FBAC, Fernando Nogueira, “esta discussão é fulcral para que possamos acompanhar as mudanças e os desafios deste evento, cujo contributo para o panorama das artes plásticas na região do norte e no país é reconhecido de forma unânime ”.

Num programa que reúne especialistas, instituições e artistas, serão duas as abordagens principais. “Entre arte, artistas, parcerias e públicos” é o nome do primeiro painel, que dará enfoque às características que marcaram e definiram o evento ao longo da sua história e a sua importância no panorama artístico contemporâneo, bem como a sua relação com o Ensino Superior e com o seu público. Da parte da tarde, a mesa “Contextualizações e estratégias políticas e culturais” irá explorar, sob um ponto de vista institucional, políticas culturais, educacionais e museológicas nacionais e locais“. O evento encerrará com um debate aberto sobre o seu futuro, havendo espaço para diálogo com a comunidade e todos aqueles que têm acompanhado estas quase quatro décadas.

Sobre a iniciativa Fernando Nogueira acrescenta que: “Esta reflexão sobre as temáticas da arte e cultura contemporâneas cumpre com um compromisso comum de intervenção cultural e educacional, pelo que convidamos todos os cerveirenses e interessados a participar neste dia de debate”.

De acrescentar que este evento integra o projeto “Bienal Internacional de Arte de Cerveira: 40 anos que projetam o futuro”, que conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.