XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira já ultrapassou os 80 mil visitantes

“É com muita satisfação que comunicamos que já atingimos mais de 80 mil visitantes, neste que é um dos acontecimentos mais marcantes das artes plásticas do país”, anunciou o presidente do Conselho Diretivo da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Fernando Nogueira, entidade promotora do evento.

“DA POP ARTE ÀS TRANS-VANGUARDAS, Apropriações da arte popular” é o tema da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que decorre até 16 de setembro, em Vila Nova de Cerveira, para apresentar mais de 500 participantes de 35 países, e mais de 600 obras de arte.

“Está à vista de todos o êxito desta edição, comprovado não só pela forte adesão a nível nacional, mas também do público estrangeiro, com forte incidência na Galiza”, acrescenta Fernando Nogueira.

Segundo o coordenador artístico Cabral Pinto, o objetivo é “prosseguir com esta aposta numa estratégia de descentralização cultural e na dimensão internacional do evento, continuando a apresentar as mais recentes realizações artísticas e tendências estéticas”.

O programa desta edição da bienal de arte mais antiga do país envolve: Concurso Internacional; representações de 14 Universidades, Escolas Superiores e Politécnicos das áreas artísticas; Artistas Convidados e Curadorias nacionais e internacionais; Homenagem principal (Paula Rego), Homenagens (Jaime Azinheira e Ernesto de Sousa); Conferências e Debates; Ateliers e Workshops; Performances; Visitas Guiadas; Concertos; entre outros.

Da reconhecida artista Paula Rego encontram-se apresentadas 51 obras, entre gravura, desenho e pintura, criadas entre 1968 e 2001, de coleções de Fundações, Museus e privados. De destacar a presença das pinturas “The Barn” (1994) do Museu Coleção Berardo, e “Lenços dos Amores” (1968), da Coleção Millennium BCP.

Para quem ainda não teve oportunidade de visitar a XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, as portas mantêm-se abertas até 16 de setembro, de terça-feira a domingo. De recordar que, de 18 a 30 de setembro, decorrerão as visitas dedicadas a Instituições de Ensino e IPSS’s por marcação (geral@bienaldecerveira.pt).

Nesta 19.ª edição o evento alarga, mais uma vez, o seu âmbito expositivo, apresentando mostras em Paredes de Coura, Caminha, Vigo e Ourense (Espanha).

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone
Publicado em Notícias