Workshop de Livro de Artista | 29 abril (sábado) | Inscrições abertas!

 

“Livro de Artista – Como? Quando? Onde?” é o nome do workshop que a Fundação Bienal de Arte de Cerveira vai promover no dia 29 de abril (sábado), no Fórum Cultural de Cerveira, sob orientação de Ana Maria Pintora.

Com uma duração de três horas (14h30 às 17h30) este workshop tem como objetivo trabalhar a técnica artística do Livro de Artista, que segundo a orientadora se define “quando a palavra e o desenho se encontram nos dias lentos do verão ou quando se aproximam na tremura dos dias de chuva”.

A participação é gratuita, mas encontra-se sujeita a inscrição e a um número máximo de 15 participantes. Inscrições e mais informações: geral@bienaldecerveira.pt.

 

Sobre Ana Maria Pintora

Nasce em Lisboa em 1959.

Em 1982 conclui o curso de Filosofia na Faculdade Letras do Porto, iniciando a sua actividade como docente. Ao mesmo tempo, começa a sua carreira artística em diversos domínios das Artes Visuais.

Desde 1980 que participa em exposições coletivas nacionais e algumas no estrangeiro como: “ A Itinerância da Arte Portuguesa” – Japão em 1998, estando representada em numerosas coleções particulares e instituições públicas.
Foi premiada diversas vezes, nomeadamente em 2005 com o Prémio Amadeo de Souza Cardoso.

Para além da actividade de pintora, organiza eventos interdisciplinares, reunindo diferentes áreas artísticas como por exemplo “Os Desenhos Vão à Escola”, no âmbito da divulgação da arte na pedagogia. e oficinas de arte. Escreve textos para catálogos e pequenas narrações que ilustra.

Publicou um artigo “a palavra de artista” no nº 1 da Revista Bombart.
Integrou o Júri do Prémio António Gaio no Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho – CINANIMA – 2010.

Em Novembro de 2013, fez uma comunicação sobre “a mulher a arte e a cidadania” num encontro organizado pela associação de estudo da mulher migrante – Palácio das Necessidades – Lisboa.

Em junho de 2014 foi convidada a participar no encontro de psicogeriatria, como palestrante, onde abordou o tema da pintura e o envelhecimento – Coimbra.

Na área do teatro, improvisação e performance gosta de trabalhar em equipa, ao nível da conceção estética, do espaço cénico, figurinos e trabalho de actor.

Tem participado e organizado eventos com carácter multidisciplinar (música, pintura, vídeo),tendo sido selecionada na modalidade de vídeo no MIA – festival de Música Improvisada da Atouguia da Baleia.

Tem colaborado na área da animação com a comunidade, na vertente artística com a Ipss-Semente e com a Câmara Municipal de Arouca.

Em 2016 realizou com artistas japoneses diiversas performances durante um mês em Tóquio, Nagoia, Suzuca, Osaka e Kioto, e realizou uma exposição “letters to tóquio” em Earth Gallery-Kiba Tóquio.

Em 2016 foi convidada pelo Município de Kusadacl na Turquia, a participar no Workshop Internacional de Pintura.

Em 2017 irá participar no encontro internacional de pintura a convite do professor Andrzej Tomczaki em Marianowo na Polónia

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone
Publicado em Notícias