Projeto Internacional Rural 3.0: Service-Learning for the Rural Development visita a FBAC

©Anabela Moura

 

O Projeto Internacional Rural 3.0: Service-Learning for the Rural Development trouxe à Fundação Bienal de Arte de Cerveira, alunos, professores e parceiros internacionais da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). Nora Ruzsics, realizadora de cinema e membro da Associação Plenum, da Áustria*, e alguns estudantes estagiários do Curso Superior de Educação Profissional de Artes e Tecnologia, partilharam experiências e pesquisaram o percurso de vida de Jaime Isidoro com o Diretor Artístico da FBAC, Cabral Pinto e a curadora da exposição “Jaime Isidoro: divulgador, colecionador e artista”, Helena Mendes Pereira.

Segundo a coordenadora desse Projeto, Anabela Moura (docente da ESE-IPVC da área científica das Artes, Design e Humanidades), esta é uma aliança de conhecimentos entre diferentes Instituições Europeias de Ensino Superior e parceiros rurais, cada um com uma história diferente, experiências com empreendedorismo social rural e/ou aprendizagem de serviço (ApS) rural bastante distintas, diferentes sistemas educacionais, bem como necessidades específicas no que respeita à localização, à política e à economia das diferentes comunidades rurais. Enquanto o empreendedorismo social reconhece problemas sociais e usa princípios empreendedores para criar e organizar formas inovadoras de fazer mudança social, a ApS é uma abordagem educacional que combina objetivos de aprendizagem com o serviço comunitário, a fim de fornecer novos padrões educacionais para os estudantes, abordando as necessidades da vida real na sua comunidade.

Desta visita resultará um vídeo que será editado na ESE- IPVC e oferecido à Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC). Tal impacto em termos de organizações participantes permite o reforço da rede entre ESE-IPVC e a FBAC, instituição beneficiária do serviço – criação de um vídeo da exposição de Jaime Isidoro, tendo a oportunidade de ter a necessidade resolvida pelos alunos da instituição parceira. O impacto local e regional deste projeto reside na resposta às necessidades das comunidades, por uma variedade de partes interessadas e na melhoria da relevância e eficácia do empreendedorismo social, contribuindo assim para o desenvolvimento da comunidade.

“Rural 3.0” pretende reunir Instituições de Ensino Superior e parceiros rurais para juntos trabalharem numa questão comum – o desenvolvimento do conhecimento e das competências necessárias para promover mudanças nas comunidades rurais na base de necessidades e juntos desenvolverem soluções para questões desafiadoras, bem como a inovação de produtos e processos.

As Instituições de Ensino Superior que fazem parte deste projeto englobam o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), (Portugal), Faculdade Universitária de Formação de Professores de Viena (Áustria), Universidade de Zagreb (FFZG) (Croácia), Escola de Gestão de Roterdão – Universidade Erasmus (Holanda), Centro de Empreendedorismo de Strascheg (SCE), (Alemanha), Universidade Autónoma de Madrid (Espanha), Universidade Magnus de Vytautas (Lituânia), Universidade de Bolonha, (Itália). Nora Ruczic representa a associação rural parceira da Áustria, Plenum, sendo as restantes a Associação Juvenil de Deão (AJDeão), Portugal, a Associação Rural LAG 5 da  Croácia, a Associação Ammersee da Alemanha, a Associação do distrito de Kaunas na Lituânia, a Galsinma de Espanha, a Fundação Schutsluis Alblasserdam, Holanda e a Associação L’Altra Romagna, de Itália. Sigam Rural 3.0 nas redes sociais para se manterem atualizados com as últimas notícias da investigação WEB https://rural.ffzg.unizg.hr/; FACEBOOK: Rural 3.0;  INSTAGRAM: Rural.three.zero; TWITTER: Rural 3.0.

A visita foi parcialmente suportada pelo Erasmus +, Programa da União Europeia, no âmbito do desenvolvimento do projeto intitulado “Rural 3.0- Service Learning for the Rural Development” | Promotor: Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

*Nora participou também na 8ª Edição da Conferência Internacional de cinema, no âmbito dos XIX Encontros de Cinema de Viana e teve lugar na ESE-IPVC, nos dias 9 e 10 de maio de 2019 http://www.encontrosdecinema.pt/outrosolhares.php e reuniu com a Associação local de AJDeão, parceira do Rural 3.0. Com o seu marido, Emmerich Weissenberger, fundou o coletivo de Arte ArtEmbassy, e trabalham em temas eco-sociais, organizando e fazendo performances e trabalhos de arte com crianças e jovens. Prevê-se a sua colaboração com a Fundação Bienal de Cerveira no mês de agosto, em workshops de vídeo para e com crianças.

X