Projeto de internacionalização da Fundação Bienal de Arte de Cerveira vai ser apoiado pela Direção-Geral das Artes

Já foi publicado o resultado final do concurso a projetos no domínio da internacionalização promovido pela Direção-Geral das Artes. A Fundação Bienal de Arte de Cerveira é uma das entidades apoiadas com o programa “Collection on the Road”, que vai levar a Coleção do Museu Bienal de Cerveira à ilha italiana de Sardenha.

Tendo como objetivo dinamizar a internacionalização das artes e da cultura portuguesa, o projeto a “Fundação Bienal de Arte de Cerveira: the Collection on the road” apresenta um programa em parceria com a Associação Noarte Paese Museo e com o Município de San Sperate. A iniciativa prevê a realização de uma exposição no Museu del Crudo, de 4 de maio a 30 de junho de 2019, uma conferência sobre arte contemporânea portuguesa e um programa visitas guiadas, maioritariamente destinado a públicos em idade escolar.

Segundo o Presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Fernando Nogueira, “esta candidatura representa mais um passo dado na estratégia de internacionalização e valorização da Fundação Bienal de Arte de Cerveira como uma entidade comprometida com a produção artística contemporânea portuguesa e com a sensibilização e formação de públicos, neste caso além-fronteiras”.

No total, serão apoiados pela Direção-Geral das Artes 21 projetos de itinerância de obras ou projetos, num montante total de financiamento de 214.269,04€, sendo que à Fundação Bienal de Arte de Cerveira será atribuído um valor de 12.790€.

Quanto à distribuição dos projetos apoiados por áreas artísticas, surgem quatro na dança, três na música, seis no teatro, um nas artes plásticas, um no design, um na fotografia e cinco em cruzamento disciplinar, envolvendo atividades como exposições, instalações, edições, concertos, espetáculos e residências artísticas, assim como conferências, workshops e ensaios abertos, enquanto iniciativas complementares. A realização destes projetos e obras decorre em 24 países e 59 cidades da Europa, África, América, Ásia e Austrália.

 

X