Festa de Encerramento da XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira | 22 de setembro, 18h00, Fórum Cultural de Cerveira

Após mais de 40 dias de evento, a XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira promove a sua festa de encerramento no próximo dia 22 de setembro (sábado), no Fórum Cultural de Cerveira. Voltando-se a afirmar como um dos eventos obrigatórios do calendário cultural português a edição comemorativa dos 40 anos, ficará marcada pela representação de 600 obras de 400 artistas de mais de 30 países e pela homenagem ao último dos surrealistas portugueses, o mestre Cruzeiro Seixas.

O programa de encerramento, aberto ao público e gratuito, terá início às 18h00 com um momento musical, e com a entrega dos prémios aos artistas vencedores do Concurso Internacional.

O artista contemporâneo português Manoel Barbosa, referência da primeira geração de artistas que inscrevem a performance-musico-experimental, apresentará às 19h00 a performance “Muurmlgr”. Outro dos momentos a destacar será a atuação, às 22h00, a solo e ao piano de António Pinho Vargas, um dos mais reputados músicos portugueses da atualidade.

De acrescentar que no âmbito de uma parceria com a CP – Comboios de Portugal, nos dias 22 e 23 de setembro, sábado e domingo, os visitantes poderão beneficiar de 30% de desconto em viagens de ida e volta com destino à Estação de Vila Nova de Cerveira.

Voltando-se a realizar em anos pares, a XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira está de portas abertas até domingo para celebrar quatro décadas de existência. O destaque da edição é o artista homenageado Cruzeiro Seixas, representado numa exposição retrospetiva da sua obra plástica e poética, composta por 120 peças provenientes de coleções públicas e privadas.

 

PROGRAMA | FESTA DE ENCERRAMENTO

18h00 | MOMENTO MUSICAL

Músicos: Tânia Esteves e Diogo Costa

Tânia Esteves e Diogo Costa são dois jovens músicos que têm como principal objetivo unir as vertentes do jazz e do clássico de um modo fresco e inovador, quebrando as fronteiras existentes entre eles e, como diria Bernstein, combinando o melhor dos dois mundos.

 

18h30 | BALANÇO DA XX BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE CERVEIRA PELO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO BIENAL DE ARTE DE CERVEIRA, FERNANDO NOGUEIRA

ENTREGA DE PRÉMIOS E DIPLOMAS

18h45 | APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA PUBLICAÇÃO XX BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE CERVEIRA, 40 ANOS A INTERVIR NO PATRIMÓNIO E NA PAISAGEM” 

19h00 | PERFORMANCE “MUURMLGR”

Artista: Manoel Barbosa

“Muurmlgr” é um pré-apocalíptico, permanente e célere envolvimento corporal, visual e sonoro de todo o espaço (Fórum Cultural de Cerveira), tendo como tema o Conflito e o Prazer em feéricas provocações, recriações e drásticas anulações.

20h00-21h30 | VERDE DE HONRA

22h00 | CONCERTO | ANTÓNIO PINHO VARGAS AO PIANO

António Pinho Vargas é um dos mais reputados músicos portugueses da atualidade, itinerando nas suas composições entre o universo jazz e a elegância de um som original em que se combina a sua dimensão intelectual, cosmopolita e telúrica, com a magia do encontro do autor com o piano. Merecedor de inúmeros prémios e menções, das quais podemos destacar a condecoração com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, em 1995; em 2012, o Prémio José Afonso pelo disco Solo II; e o Prémio Universidade de Coimbra pela sua “contribuição para a música contemporânea”, o músico regressa, a solo e ao piano, a Vila Nova de Cerveira.

 

 

 

 

 

 

 

X