Fernando Nogueira é um dos “Rostos do Novo Norte”

“Bienal de Cerveira | 35 anos de valores culturais e arte contemporânea” (2015) é um dos 50 projetos da Região Norte que integra a publicação “O Norte Somos Nós – Rostos de Um Novo Norte”, lançada esta terça-feira pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O prefácio do livro refere: “O ON.2 – O Novo Norte não é feito só de números nem de prioridades. Os protagonistas deste programa financeiro são sobretudo os responsáveis pelos investimentos efetuados e os beneficiários dos projetos que deverão conduzir a região a um patamar mais competitivo, mais próximo das demais regiões europeias. Para um Novo Norte”.

Neste sentido, a CCDR-N, enquanto Autoridade de Gestão do ON.2, desafiou três fotógrafos – António Sá, Claude Medale e Egídio Santos – a retratarem os protagonistas enquanto embaixadores genuínos do programa. O livro “O Norte Somos Nós – Rostos de um Novo Norte” é o resultado desta recolha e “serve para reconhecer que uma região só se afirma como dinâmica e competitiva se apostar nos seus cidadãos”.

Fernando Nogueira, na qualidade de presidente do Conselho Diretivo da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, deu rosto a este projeto cerveirense que integra o restrito leque de rostos do Novo Norte. “Bienal de Cerveira | 35 anos de valores culturais e arte contemporânea” incidiu na inventariação, restauro e conservação do acervo da Fundação, composto por mais de 500 obras e avaliado em mais de um milhão de euros, bem como concretizou um plano de promoção e divulgação deste património, permitindo ao público o acesso e conhecimento deste legado.

A cerimónia de lançamento do livro e inauguração de exposição com o mesmo nome – “O Norte Somos Nós – Rostos de um Novo Norte” – decorreu, esta terça-feira, no Porto, num encontro que marcou o encerramento de um ciclo comunitário que permitiu a aplicação de um envelope financeiro muito significativo na Região do Norte, viabilizando um investimento de cerca de 3,2 mil milhões de euros.

 

Texto redigido pelo Gabinete de Comunicação da CMVNC

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone
Publicado em Notícias