FBAC participou no 15.º 2CN-CLab sobre “Experiências de Cooperação Cultural Transfronteiriças”

No âmbito do projeto “Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano” foi promovido o 15.º 2CN-CLab, que decorreu na Universidade de Santiago de Compostela, no passado dia 16 de dezembro, sob a temática “Experiências de Cooperação Cultural Transfronteiriças”. A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) foi convidada a participar na sessão e a partilhar as suas experiências de trabalho em rede.

Foi em jeito de mesa-redonda que se debateu a importância da cooperação cultural transfronteiriça com agentes do Norte de Portugal e da Galiza, com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre as potencialidades da Euroregião.
Participaram nesta ação: Xosé Ramón Pousa (Decano da Facultade de Ciências da Comunicación da Universidade de Santiago de Compostela, ES); Manuel Gama (CECS-UM, ESE-IPVC, PT); Carlos Toural (Vicedecano da Facultade de Ciencias da Comunicación da Universidade de Santiago de Compostela, ES); Xosé Lago (Agrupación Europea de Cooperación Territorial, ES); Ana Vale Costa (Fundação Bienal de Arte de Cerveira, PT); Daniel Maciel (Associação Ao Norte, PT); Rui Madeira (Companhia de Teatro de Braga, PT); Maria José Guerreiro (Veradora da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, PT); Manuel Guede Oliva (Encenador, ES); Emi Candal (Asociación Galega de Profesionais da Xestión Cultural & MUMi, ES) e Bruno Costa (Be a Place, PT).

O projeto “Cultural Cooperation Networks – Creative Laboratory (2CN-CLab)” visa promover a discussão crítica e construtiva sobre as redes de cooperação cultural e, desta forma, sensibilizar e capacitar os envolvidos para a participação em organizações desta natureza. O 2CN-CLab desenrolou-se, de forma experimental no ano de 2016, em 15 instituições portuguesas e espanholas, sendo que, em 2017, se irá expandir a outras latitudes.

Redes de Cooperação Cultural Transnacionais: Portugal europeu, lusófono e ibero-americano” é um projeto de investigação de pós-doutoramento apoiado pela FCT no âmbito do Concurso para a atribuição de Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2014. O projeto visa, através do diagnóstico de fatores críticos de sucesso do processo de comunicação no seio de redes e entre redes, fomentar e qualificar as práticas de trabalho em rede dos profissionais e das organizações do setor cultural e criativo portugueses nos contextos nacional, europeu, lusófono e iberoamericano.

Programa 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone