Museu Fora de Portas em Cerveira | Próximo Fim de semana

PROGRAMA Museus Facebook

 

Partindo do mote lançado pelo ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema de Museus para uma sociedade sustentável, O Aquamuseu do Rio Minho, o Museu da Bienal de Cerveira, o Convento de San Payo e a Câmara Municipal unem-se para abordar o território celebrando o evento Museus Fora de Portas.

Programa

11 A 14 DE MAIO
Atelieres *
Local: Escolas do Concelho e Museu da Bienal de Cerveira
Atelier Convento de San Payo: Anjas de José Rodrigues
Reinterpretando e tendo como inspiração uma obra do escultor José Rodrigues – as “Anjas”- as crianças do 1º ciclo são convidadas a criar a sua própria obra de arte, reciclando materiais e explorando as suas potencialidades.
DURAÇÃO: 2h00

Atelier Museu da Bienal de Cerveira: Arte e natureza: tudo se cria, tudo se transforma
Vocacionado para trabalhar com o pré escolar, leva as crianças a descobrir e usar os pigmentos e recursos naturais, no desenvolvimento do trabalho criativo. Estes ateliers terão como ponto de partida as exposições patentes no museu que darão o mote para o trabalho a desenvolver. Serão desenvolvidos painéis colectivos, onde cada criança pode pintar e desenhar as suas histórias, as suas motivações e sonhos.
DURAÇÃO: 2h00

Atelier Aquamuseu do Rio Minho: Recursos…de plástico!
Vocacionado para trabalhar com o 2 e 3º ciclo, tem como objetivo principal confrontar os alunos com as consequências do uso, sem regras e à escala global, de um recurso artificial que se vulgarizou ao nível da atividade humana – o plástico. O trabalho com este material servirá de mote para difundir uma mensagem de cariz ambiental sobre a necessidade da mudança de comportamentos, da qual resultarão benefícios para os ecossistemas aquáticos.
DURAÇÃO 2h00

Atelier Forte de Lovelhe: O que os objetos nos contam
A grande maioria do espólio arqueológico é o que comunidades antigas deixaram ficar para traz, num processo de abandono, pelo que na sua origem foi lixo. Partindo desta realidade desafia-se os alunos do ensino secundário olharem, e analisarem partindo de uma metodologia arqueológica o que eles próprios deixam ficar no lixo da sua sala de aula, para descobrirem o que o conta sobre eles, o seu espaço e o seu tempo.
Duração: 2h00
*sujeito a marcação com agrupamento e escolas do concelho

16 a 17 DE MAIO | SÁBADO e DOMINGO
Exposição |Museu para uma sociedade sustentável: modos de criar, descobrir e agir
Local: Galeria D. Dinis
Horário de Funcionamento: 10h30 às 13h00 e das 14H00 às 18H00
Entrada livre

16 DE MAIO | SÁBADO
10h00 – 17h00 | Pintura coletiva de painel alusivo à XVIII Bienal de Cerveira

Artistas participantes: Augusto Canedo, Belkiss Oliveira, Conceição Melo, Henrique do Vale, Margarida Leão, Susana Bravo, Seara
Local: Fórum Cultural de Cerveira
Entrada livre

10h30 – 12h30 | Workshop/visita guiada “Recontar a Bienal de Cerveira” com o artista convidado Justino Alves
Local: Fórum Cultural de Cerveira
Entrada livre

10H30 |Inauguração da Exposição
Museu para uma sociedade sustentável: modos de criar, descobrir e agir
Local: Galeria D. Dinis
Entrada livre

16h30| Concerto “Música nos Caminhos de Santiago”
WOLFGANG AMADEUS MOZART – REQUIEM EM RÉ MENOR, K.626
A Orquestra do Norte, acompanhada pelo Coral Polifónico de Vila Nova de Cerveira, Coro do Orfeão de Leiria, Orfeão de Vila Praia de Âncora, Coro do Liceu Vila Garcia, apresenta WOLFGANG AMADEUS MOZART – REQUIEM EM RÉ MENOR, K.626
Local: Castelo de Vila Nova de Cerveira
Entrada Livre

17 DE MAIO | DOMINGO
10H00 | Visita Guiada | 4 Museus 1 Território*
Horário: 10h00 | Aquamuseu do Rio Minho
11H30| Forte de Lovelhe
14h30 | Convento de San Payo
16h30 | Museu da Bienal de Cerveira
A visita distribui-se ao longo do dia, tendo início no Aquamuseu do rio Minho. A ligação ao Forte de Lovelhe será feita a pé com um percurso pela Ecovia caminho do Rio. No período da tarde a visita inicia-se com o Convento de San Payo, estando prevista a possibilidade da existência de um autocarro para transporte com partida da loja interativa de Turismo às 14h00. O regresso efetua-se com destino ao Museu da Bienal de Cerveira.
Mais que abordarem as coleções de cada espaço, procura-se dar a conhecer os pontos de ligação e complementaridade entre eles, tendo sempre por base o território, a sua matriz cultural e a sustentabilidade.
* Sujeito a marcação prévia junto do Aquamuseu do Rio Minho, Museu Bienal de Cerveira, Convento de San Payo e Serviços da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, ou via email para arqueologia@cm-vncerveira.pt

18 DE MAIO | SEGUNDA- FEIRA
Visitas gratuitas aos museus
Locais: Aquamuseu do Rio Minho, Convento de San Payo e Museu da Bienal de Cerveira
Horário de Funcionamento: 10h30 às 13h00 e das 14H00 às 17H00

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone