19ª Bienal de Cerveira

Pormenor de obra de Ricardo de Campos

A XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira realizar-se-á de 15 de julho a 16 de setembro de 2017, sob o tema “DA POP ARTE ÀS TRANS-VANGUARDAS, Apropriações da arte popular” e propõe uma reflexão sobre o choque tecnológico que temos vindo a atravessar e que só foi conseguido pelo acumular do saber através dos séculos e pela identidade das nossas populações. Assente numa estratégia de descentralização cultural e na dimensão internacional do evento, o intuito é apresentar as mais recentes realizações artísticas e tendências estéticas. O certame estende a sua área de exposição desde o Fórum Cultural a outros espaços externos, no Norte de Portugal e na Galiza.

Dando continuidade ao modelo implementado desde a sua primeira edição (1978), o programa inclui: concurso internacional, representações de universidades, escolas superiores e politécnicos das áreas artísticas, artistas convidados nacionais e estrangeiros com curadorias nacionais e internacionais, artistas homenageados, concertos, conferências e debates, ateliers e workshops, entre outras atividades.

Nas últimas décadas, a Bienal de Cerveira afirmou-se como um dos acontecimentos mais marcantes das artes plásticas no nosso País sendo, sem dúvida, um evento de referência para a cultura artística nacional.

De salientar que será promovida a exposição de inéditos de José Rodrigues, integrada nas homenagens que têm sido feitas a este que foi um dos escultores mais emblemáticos da segunda metade do século XX em Portugal.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone
X